A sua equipe comercial sai para praticar tiro ao alvo com arma de Paintball?

solução integradaA pergunta acima pode parecer estranha ou até mesmo absurda, afinal todos nós sabemos que para cada tipo de jogo a arma é diferente.

E, também, é interessante considerar que um mesmo tipo de esporte – tiro ao alvo, pode ser praticado com armas distintas. Ou seja, podemos mirar um alvo com diversas armas, assim como o jogo pode ser de tiro, porém com propostas diferentes… confuso, não?

Vamos esclarecer por partes!

Tiro ao alvo é uma modalidade desportiva em que, com uma arma de fogo ou arco e flecha, se dispara sobre um alvo fixo ou móvel. O objetivo é acertar aquela que é a área de maior pontuação, ou seja, o centro do alvo.

E, para quem não conhece, o Paintball é muito mais do que dar tiros com bolinhas de tinta. Consiste em ter estratégia para poder pegar a bandeira no campo do adversário e também fazer com que ninguém chegue perto da sua. Simples e radical!

Todas as modalidades são de tiro e direcionadas a um objetivo comum, porém quanta diferença e detalhes para conseguir bater a meta: atingir o alvo e vencer o jogo!

Chegamos a conclusão de que é preciso sair com as armas corretas para praticar a modalidade desejada, certo? Aparentemente é simples, mas nem tanto, principalmente quando consideramos que a equipe que sai para praticar o “esporte” é a Comercial e o jogo em questão é a prospecção de novos clientes que reverta em negócios consolidados!

Olhando sob essa nova perspectiva, o cenário fica mais complexo. E perigoso também, pois podemos cair na mesma armadilha da brincadeira de tiro, acreditando que se trata de uma mesma modalidade e que, portanto, qualquer “arma” nos levará ao resultado desejado… ledo engano.

Em se tratando da comercialização de produtos e serviços de alto valor agregado, uma pesquisa realizada por Michael E. Schultz – Professor Adjunto da Brandeis International Business School, e John Doerr – Presidente e Co-fundador do RAIN Group com mais de 700 compradores do comércio b2b, revelou que:

solução integraConsiderando que cada pessoa é única e influenciada por fatores intrínsecos e extrínsecos que determinarão variáveis objetivas e subjetivas no momento da compra, temos que concordar que é preciso nos prepararmos muito bem quando saímos para “jogar o jogo da necessidade e da compra”. Ou seja, é necessário escolher as “armas corretas”, treinar a modalidade escolhida, sair a campo preparado e com o alvo claro a ser atingido para que sejamos bem sucedidos na empreitada.

Uma Solução Integrada em Comunicação e Vendas é o que a e2d e a Tencom têm para oferecer a você para conquistar melhor perfomance na sua abordagem comercial!

Trata-se de uma metodologia consolidada que trabalha com a equipe de vendas e os stakeholders envolvidos. Todos são convidados a participar do processo investigativo e de descobertas em relação ao segmento de cliente do produto ou serviço “alvo”, sua proposta de valor e características + vantagens + benefícios que sistemicamente diferenciam aquele produto ou serviço da concorrência. Um workshop colaborativo e cocriativo que engaja cada participante na construção de uma nova abordagem junto ao cliente.

Uma vez consolidada as descobertas, passamos para uma nova etapa: a criação dos materiais de comunicação que serão as “armas” de suporte para a equipe comercial ir a campo! Aí sim, podemos diversificar os recursos, que podem ser desde as apresentações tradicionais, a infográficos, animações e guia de bolso, dentre outros.

O fundamental destes materiais é a comunicação: alinhada e padronizada de acordo com a marca da empresa, que se fortalece ainda mais através do profissionalismo da sua equipe e posicionamento focado. Todos ganham com a otimização dos recursos e dos processos comerciais.

Veja o que você e a sua equipe conquistam com a nossa Solução Integrada:

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O resultado é uma nova percepção sobre sua marca, produtos e serviços!

E uma equipe motivada e empoderada das suas competências e capacidade de atingir o alvo, uma vez que está preparada, com as “armas” adequadas para o jogo certo: o desafio de entender a real necessidade do cliente e apresentar a melhor solução para o seu problema. Simples assim!!

Márcia Guimarães

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