Rádio Web – comunicação interna com música boa

Reforce a imagem da sua empresa para o mercado e seus colaboradores!

TenCom-Radio-WebAs vezes é muito complicado para o departamento de comunicação vencer a concorrência dos meios externos e prender a atenção dos Colaboradores para mensagens fundamentais. Isso acontece, porque em muitas empresas a comunicação interna não evoluiu, tanto na linguagem como nos meios, na mesma rapidez que as outras vertentes da comunicação.

Em tempos de redes sociais é preciso pensar em agilidade e interatividade para dialogar com público, sem isso fica quase impossível. Nesse cenário a Rádio Web pode ser um ótimo caminho para fugir das grandes massas de texto. O pessoal da Som S/A, apostou na ideia e levou para o universo corporativo técnicas de produção e fidelização empregadas pelo rádio convencional, “A diferença é que as emissoras são apenas transmitidas em streaming ou fluxo contínuo de dados. A experiência do ouvinte é praticamente a mesma da obtida em uma emissora convencional”, explica Zeca Prado – Jornalista, Radialista e Sócio da Som SA.

Ele contou pra gente em quais momentos a rádio pode ser uma ótima alternativa para sua empresa. Dá uma olhada.

Para qual tipo de situação a Rádio Web é uma boa alternativa?

Quando se pretende uma comunicação mais humanizada, menos formal, mais próxima do público-alvo. Deve-se pensar no rádio convencional como uma importante referência, bem como os hábitos de audiência do mesmo. Situação análoga ocorre com a Rádio Web. O ouvinte, o público-alvo, cria uma relação afetiva com a emissora, já que, em nossa metodologia, o ouvinte tem um papel destacado na programação. Ele dá entrevistas, pede músicas, conta histórias pessoais e profissionais, oferece músicas aos colegas e participa de promoções para ganhar prêmios. Meio a todos estes conteúdos, insere-se o conteúdo corporativo e institucional da empresa.

A emissora só pode ser usada internamente?

Não, ela pode ser totalmente voltada ao ambiente interno de uma empresa ou pode se dirigir aos seus públicos estratégicos, formados por acionistas, investidores, representantes comerciais, fornecedores e consumidores finais, entre outros.

Quais os pontos que devem ser observado ao optar pela radioweb?

A necessidade de uma comunicação mais quente, mais humanizada, menos formal e que permita a participação do público-alvo. Estes são os principais pontos.

A rádio corporativa é uma boa ferramenta interna? O que pode ser feito e como cativar esse público?

É uma excelente ferramenta. Pode ser implantada rapidamente, pode ser atualizada permanentemente e tem baixo custo de manutenção. A agilidade é um ponto fundamental a ser destacado – a agilidade do meio rádio. Um projeto que contemple uma Rádio Web, transmitida ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana, e também um sistema de podcasts, transforma-se numa ferramenta poderosa. Ao mesmo tempo em que oferece informações quentes, no ar, ainda cria uma “audioteca” com podcasts gravados ao longo de um período, arquivando a memória institucional e corporativa.

E como é aceitação do podcasting no cenário corporativo?

No Brasil, o processo ainda engatinha, mas avança sem parar. A boa aceitação, em nossa experiência, ocorre em determinadas situações. Por exemplo, o podcast é excelente para a cobertura de eventos que reúnam funcionários ou fornecedores de uma empresa. Os podcasts podem ser acessados durante e após o evento, colaborando para solidificar e democratizar o restante da companhia os conhecimentos gerados no evento. Também obtivemos aceitação significativa no uso de podcasts para a produção de relatórios de sustentabilidade de bancos. O formato estimula a leitura do relatório escrito e amplia o conhecimento entre públicos estratégicos, além de ser um formato acessível a pessoas com baixa-visão.

Você pode dar cinco dicas do que deve ser observado para fazer um bom podcasting?

Máxima objetividade; linguagem no formato radiofônico (coloquial e informal), capricho na sonoplastia ( para não parecer algo caseiro, feito pelo estagiário do marketing); atualização permanente dos arquivos e promoção, divulgação dos novos conteúdos disponibilizados.

O que acha de bater um papo para entender melhor como essa ferramenta pode te ajudar!?
(11) 5523.9743 ou alessandra.ferreira@tencom.com.br