NEUROMARKETING – gere atenção, emoção e memória

neuromarketing

Atualmente se destacar no mundo online e off line tem sido um desafio para qualquer empresa – correto!?

Correto! Principalmente nas redes sociais quando concorremos com bichinhos fofinhos, bebes risonhos e aquelas deliciosas receitas, que mesmo sem fome, enchem nossa boca de água.

Mas como podemos chamar tamanha atenção?!

Existem várias formas e táticas que bem aplicadas geram resultados para sua marca. O que iremos apresentar aqui, é uma forma que combinamos estratégia de comunicação com as 3 características do Neuromarketing.

O Neuromarketing é o encontro entre a neurociência e o marketing com o objetivo de entender o que faz um consumidor preferir uma marca, comprar ou não um produto e até mesmo se tornar um cliente fiel. Ele mede 3 elementos: atenção, emoção e memória, e serão esses 3 elementos que iremos nos apropriar para dar algumas dicas de táticas de comunicação que irão te ajudar a chamar atenção do seu público.

O primeiro passo é entender quais são seus pontos de contato, e como sua marca está se posicionando em cada um deles.

A próxima etapa é ouvir seu público, faça uma pesquisa profunda, pergunte, tenha certeza que o que você oferece é o que ele deseja ou se identifica.

Por fim, vamos as táticas de comunicação baseada nos 3 elementos do neuromarketing:

ATENÇÃO

Considerando que 90% das informações que chegam em nosso cérebro são visuais, procure usar imagens para significar ou fortalecer uma mensagem. O uso de imagens com contraste ou exemplos de antes e depois são excelentes opções.

A combinação de cores também é uma aliada importante na estratégia de marketing baseada no neuromarketing. Segundo o blog “Viver de Blog” as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um ambiente ou produto dentro de 90 segundos após a visualização inicial. Em torno de 62% dessa avaliação é baseada somente nas cores. Para entender um pouco mais sobre esse mecanismo acesse:  “A Psicologia das Cores no Marketing e no Dia-a-Dia”.

EMOÇÃO

Os vídeos sem sombra de dúvida é a melhor ferramentas para aflorar a emoção das pessoas, principalmente quando contam histórias, então use e abuse deste artifício. Mas lembre-se que a sua marca está em vários pontos de contato, e algumas ações podem e devem sair do ambiente digital para fortalecer ainda mais sua relação com o seu público alvo. Tomar um café com um cliente, enviar brindes, um teaser personalizado pelo WhatsApp e fazer telefonemas de agradecimento, ainda são ferramentas estratégicas para se conectar e aproximar seu cliente.

MEMÓRIA

A memória do seu cliente está relacionada a experiência que ele teve com sua marca. Segundo Fernando Kimura, especialista em Neurociência.  A memória pode ser formada a partir de um aprendizado explícito, ou seja, quando este processo ocorre de forma consciente, ou um aprendizado implícito, quando há a formação de memórias de maneira não-consciente. Ao contrário do que se pensa, é justamente a formação de memórias implícitas que apresentam maior impacto sobre as estratégias de comunicação.

Uma boa tática é a da repetição, faça com que seu logo apareça em todos os pontos de contato com seu cliente, e principalmente em todas as peças de comunicação.

Outra ideia é manter seu cliente sempre informado com temas que fazem parte do cotidiano e também relacionado ao seu negócio. Ele terá a sensação de que sua marca está sempre preocupada em ajudá-lo. Um bom exemplo para isso são as campanhas de saúde de cunho nacional.

Por fim, faça com seu cliente tenha uma experiência positiva em todos os pontos de contato da sua marca. Crie uma jornada estratégica com sua comunicação, levando em consideração os 3 elementos: ATENÇÃO, EMOÇÃO e MEMÓRIA.

 

Alessandra Ferreira
Sócia Diretora da Tencom