Design na estratégia dos negócios

tencom design da informação

Design: eleva as vendas e cria maior envolvimento com o consumidor!

A atuação de um designer não é mais exclusividade das agências ou escritórios de comunicação/publicidade. Nos últimos 10 anos acompanhei de perto a contratação deste tipo profissional por empresas em que passei e atuais clientes que entenderam a importância e o valor agregado que esse profissional traz para produtos & serviços, comunicação e para o fortalecimento da marca.

tencom designAgora o designer se profissionalizou ainda mais e já é indicado em algumas pesquisas como profissão do futuro, por sua competência sistêmica de projetar, construir e desconstruir ideias, pois possui um perfil criativo com capacidade de enxergar um número maior de alternativas e soluções.

A boa notícia é que não dá mais para descolar o design da estratégia do negócio e, por isso, compartilho aqui a pesquisa realizada pela empresa NEA – New Enterprise Associates, em 2016 chamada de “The Future of Design in Start-ups”, com mais de 400 empresas participantes. A ideia central da pesquisa foi entender a importância e as tendências emergentes do design nas startups.

Após as análises, foram identificadas empresas que se destacaram por possuir uma equipe de design dedicada, por serem empresas de capital de risco e também consideradas mais maduras. Este grupo foi denominado “Design-Mature“. Todas as demais empresas foram rotuladas como “Design-Centric“.

Para este artigo, vou destacar os indicadores de resultados que as empresas mais maduras tiveram quando utilizaram o design nos seus negócios.

 

tencom pesquisa design

Os números são impressionantes – não é mesmo?!

Esses resultados confirmam fortemente a experiência positiva que tivemos em 2016 com a Tencom. Incentivamos nossos clientes a utilizarem o design da informação em seus materiais de prospecção e vendas para suportar suas equipes durante a abordagem comercial. Produzimos uma série de apresentações, infográficos e folhetos, dentre outros, com esse conceito, e o resultado foi surpreendente. Padronização da marca, design atrativo, mensagem rápida, clara e assertiva foram alguns dos comentários positivos que tivemos. Isso deixou bem claro para nós que o que desenvolvemos e produzimos ajudou a criar uma efetiva conexão com o público alvo.

Em outro artigo que publicamos no ano passado – Por que as empresas devem utilizar o design da informação? – mostramos também a pesquisa “Diagnóstico do Design Brasileiro de 2014”, que abordou a compreensão sobre essa área e apontou possíveis caminhos para o fortalecimento do setor, entendendo que o design é bastante estratégico para ganhar mercado e com papel fundamental na aproximação e integração entre produtos & serviços e o público-alvo.

Considerando que o mundo das vendas sofreu transformações importantes nos últimos tempos – uma coisa é certa, não ter o design como parte da estratégia do negócio é coisa do passado!

Que tal batermos um papo para você entender melhor como o design da informação pode ser estratégico em sua abordagem comercial e trazer resultados reais ao seu negócio!

Juntos podemos transformar o conteúdo sobre o que você faz e ajudar a sua empresa na atração de novas oportunidades.

Alessandra Ferreira
Sócia Diretora na Tencom

 

Fonte:
https://www.linkedin.com/pulse/design-good-business-tito-medeiros
http://www.nea.com/blog/the-future-of-design-in-start-ups-survey-2016-results

Link da pesquisa da NEA na integra: http://www.futureof.design/