Comunicar precisa planejar executar e acompanhar de perto os resultados

Comunicação integrada alinha a estratégia do negócio.

comunicação integradaGrandes projetos… muita expertise para executá-los… os melhores profissionais envolvidos e… uma comunicação falha que não consolida essa grandeza. Esta é uma realidade que ainda encontramos nas empresas. É por isso que insistimos: “não basta comunicar, tem que saber como fazer isso”.

Nós, fundadoras da TenCom, somos da área e fomos aprendendo isso ao longo da nossa trajetória. Fizemos escola em grandes consultorias que, por atuarem em um mercado global, logo percebem a importância da comunicação estratégica, seja para criar super-apresentações que impressionam os clientes, como para unificar o discurso internamente e consolidar objetivos, missão, visão e valores corporativos que constroem uma marca sólida.

Foram mais de 15 anos nesse mercado, em consultorias como A.T. Kearney, Roland Berger, Accenture, Computer Sciences Corporation, entre outras, no nosso currículo, além da estruturação das áreas de Criação e Design das empresas por onde passávamos.

Criamos muitas campanhas de incentivo, de identidade visual, compromisso social, apresentações estratégicas para propostas comerciais, identidade para aplicativos e várias outras coisas, mas sempre fomos inquietas em relação ao que mais a comunicação poderia fazer por uma empresa, independente do seu tamanho.

Percebíamos que a grande dificuldade de posicionamento das empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, vem de não perceberem que comunicação e gestão devem andar juntas para garantir o futuro dos negócios. A comunicação sempre acabava ficando em segundo plano, já que a operação e o dia-a-dia consomem o tempo todo do empresário.

E foi diante disso tudo, apostando que temos muito mercado para atender e muita coisa bacana para realizar, que resolvemos mudar de lado, empreender e fundar a TenCom, oferecendo um serviço personalizado, tal qual desenvolvemos dentro das empresas por onde passamos.

Optamos por utilizar a abordagem dos “4 Rs” das Relações Públicas Plenas, que nos foi cedida com primazia pelo seu autor, o pesquisador, doutor pela USP e professor associado da UERJ, Manoel Marcondes Neto*. Através desta abordagem, que verifica o posicionamento da empresa em 4 grandes demandas conhecidas ( Reconhecimento, Relacionamento, Relevância e Reputação), é possível identificar as táticas que precisam ser trabalhadas, numa visão de “comunicação 360 graus”.

A TenCom chegou para ajudar o empresário a olhar para seu negócio de uma forma completa, integrada e diferenciada; seja em uma ação pontual, seja num plano anual, buscando sempre as melhores formas para potencializar o posicionamento do negócio e sua visibilidade no curto, no médio, e no longo prazo.

*Manoel Marcondes Neto é diretor-presidente do Observatório da Comunicação Institucional (OCI), sociedade educativa exclusivamente voltada à transparência nos negócios , ao empoderamento da cidadania de indivíduos e empresarial, e à difusão das melhores práticas de relações públicas e de governança corporativa.